ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > A melhor época de visitar a Chapada é… o ano todo

A melhor época de visitar a Chapada é… o ano todo

Publicado em: 11/05/2024
Por: Adilson Fonsêca
Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.

Na faixa litorânea, que se estende por mais de 100 quilômetros, entre as divisas com os estados do espírito Santos a Sergipe, as praias são as melhores opções de turismo. Mas para quem quer um clima diferente, com rios, cachoeiras, trilhas ornamentadas por orquídeas, grutas e um roteiro feito pelos antigos garimpeiros, a Chapada Diamantina é a melhor opção para quem quer visitar a Bahia durante o verão.

Ao contrário do litoral, a partir de novembro e até março, a região é de chuvas (não tão fortes), que permitem o reflorescer da vegetação e ressurgimento das belas orquídeas, de quedas d´agua na sua imponência plena, como a Cachoeira da Fumaça, e aquela noite de temperatura amena, sem ser tão fria, apesar do relevo montanhoso.

Na Chapada Diamantina não existe época desaconselhável para visitar. Isso porque a região é dividida em duas estações, uma chuvosa, que começa em novembro e vai até março, e outra seca, que vai de abril a outubro. Dessa forma atende às características dos viajantes. Nas chuvas de verão (novembro a janeiro) se as trilhas ficam mais enlameadas e os rios caudalosos, a região tem sua vegetação rejuvenescida. Já na época da seca (abril a outubro) é mais fácil percorrer as trilhas, as sem aquele verde característico do inverno, e o frio mais intenso das noites.

Mas entre um período e outro, a transição da natureza permite visitas tranquilas, sem muitas chuvas, mas também sem o sol escaldante do período da seca. É época ideal para visitar o Vale do Pati e do Capão.

Poço Azul (Andaraí): Melhor época: de 08/02 a 20/10 / Melhor horário: de 12h30 às 14h

Poço Encantado (Itaetê): Melhor época: de 01/04 a 10/09 / Melhor horário: das 10h às 13h30. A Chapada Diamantina também recebe dois grandes festivais de música: o Festival de Jazz do Capão, em setembro, e o Festival de Lençóis, em outubro, que a exceção dos anos anteriores, foi reprogramado para o primeiro semestre de 2020. Já em junho, é festa junina por todos os municípios e vilarejos.!

Verão - De novembro a março

O verão na Chapada Diamantina é marcado pelo aumento das chuvas e, consequentemente, do nível dos rios e quedas d’água nas cachoeiras. A chuva começa a aumentar em outubro, atinge o auge em novembro e segue até abril, quando começa a diminuir. A paisagem nesse ínterim fica verde e o banho será com muito mais água! É um ótimo período para ver as cachoeiras com toda a força e beleza das corredeiras.

O cuidado, contudo, deve ser com as trilhas, que estarão mais escorregadias, e até mesmo perigosas. Por isso é sempre bom colher informações antecipadas e estar na companhia de um guia especializado. A temperatura máxima nesse período ultrapassa facilmente os 30°C e durante a noite dificilmente fará frio.


Inverno - De maio a setembro

Os meses de maio a setembro marcam o período mais seco da Chapada Diamantina, quando as chuvas acontecem com menos frequência e a temperatura tem uma leve queda, mais perceptível nas cidades mais altas da região. Locais como Mucugê e Vale do Capão podem ter mínima de até 10°C. É um período ideal para roteiros com o Vale do Pati, por exemplo, que exige até 25 km de caminhada por dia.

A diminuição das chuvas facilita também o trajeto em trilhas à beira dos rios, já que a queda no volume de água deixa as pedras do leito mais acessíveis e menos escorregadias, ideal para ver, por exemplo, a Cachoeira da Fumacinha e a Cachoeira do Mixila.

Alta e baixa temporada

A alta temporada na Chapada Diamantina coincide com o período de férias escolares e feriados prolongados. Quem visita a Chapada nos meses de julho, dezembro, janeiro e fevereiro encontra um número maior de turistas, atrações mais cheias e também tarifas de hospedagem mais caras. O mesmo vale para feriados como Carnaval e Semana Santa.

Compartilhar: